spda-para-raios

O que é um SPDA?

SPDA é a sigla que significa Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas, popularmente conhecido como Para Raios, normatizado pela ABNT através da Norma NBR-5419-2005.

Um SPDA ou Para Raios, consiste em uma haste de metal de cobre ou alumínio, instalado em pontos elevados de uma edificação, com o objetivo de atrair descargas elétricas atmosféricas (raios), para as suas pontas.

Essas descargas atraídas serão conduzidas para o solo através de cabos isolados de baixa resistência, a fim de proteger e evitar danos elétricos.

Laudo Técnico para SPDA ou Para Raios

O Laudo Técnico para SPDA é um documento exigido para edificações, com o objetivo de atestar as condições de um SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas) de adequação conforme as normas de segurança da ABNT que estabelecem as especificações técnicas que diz respeito ao sistema de Para Raios.

São realizadas inspeções dos subsistemas do SPDA, verificando as conexões, a integridade física dos componentes, a conformidade com o projeto, a conformidade com a norma, o estado das malhas, dos captores, descidas, etc.

São realizadas também medições de resistência de terra em diversos pontos e medições de continuidade das malhas e cabos.

ART de Para Raios

Juntamente com o Laudo Técnico, deve ser emitido uma ART de Para Raios, que é a Anotação de Responsabilidade Técnica que assegura que as atividade técnicas foram realizadas por um profissional devidamente habilitado e credenciado no CREA-SP.

A ART de Para Raios garante ao síndico, dono ou responsável pela edificação, a segurança técnica e jurídica.

A Boctek emite o Laudo Técnico de SPDA e ART de Para Raios

A Boctek é empresa especializada e capacitada para realizar Laudo Técnico de SPDA e ART de Para Raios, entre em contato conosco.

Entre em Contato

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu Telefone (DDD+Número)

    Assunto

    Sua mensagem

    0 respostas

    Deixe uma resposta

    Want to join the discussion?
    Feel free to contribute!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.